A2 + Mul.ti.plo | Fernanda Junqueira |  20 jul - 2 set

 

A2 + Mul.ti.plo | Exposição Fernanda Junqueira  

A ideia da exposição é simples: revisitar algumas séries de trabalhos que a artista Fernanda Junqueira desenvolve desde 2001 até hoje (2018) - e que foram expostas durante este tempo individualmente em exposições coletivas e/ou exclusivas da artista.
O conjunto que pretendemos apresentar na galeria A2 + Mul.ti.plo, no Vale das Videiras (RJ), reúne obras representativas desse percurso. Algumas que a artista mantém no seu acervo e outras que foram revisitadas recentemente, como a série Camarupa Água & Nuvens, 2009/2017, em que as telas pintadas em 2009 unem-se em díptico com fotos realizadas na mesma ocasião (nunca antes ampliadas em papel até então).

Dessa forma, uma nova configuração transforma poeticamente a ideia de Camarupa. Um desses trabalhos participa da exposição atual Feito Poeira no Ar, no MAR, Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro.

Ao selecionar trabalhos da série Conjunto Vazio até a série Submersos, a exposição não pretende abarcar (nem poderia) uma produção que se estende desde pequenos e sutis desenhos em papel até instalações - como a instalação Coletor de Sonhos realizada na Caixa Cultural, em 2010, ou, a mais recente, Jardins Submersos no Palácio Gustavo Capanema em 2014.

A mostra atual é um recorte para refletir sobre a visualidade de uma poética que se desenha no tempo e que, agora, temos oportunidade de apreciá-la na galeria A2+ Mul.tiplo. Serão apresentadas em torno de dezesseis trabalhos entre pinturas, esculturas, fotografias em formatos variados das séries “Conjunto Vazio”, “Camarupa”, “Submersos” realizados entre 2002 e 2018