Alexandre Salgado | Fotografias | 27 jul - 11 out | A2 + Mul.ti.plo | Vale das Videiras

ALEXANDRE SALGADO NA A2 + MUL.TI.PLO

Mostra apresenta trabalho autoral de um dos mais renomados fotógrafos de publicidade do país. Exposição abre no dia 27 de julho e fica até 8 de setembro,

no Vale das Videiras.

No dia 27 de julho (sábado), a A2 + Mul.ti.plo, única galeria de arte contemporânea em Petrópolis, abre uma exposição de fotografias de Alexandre Salgado. A ideia da mostra é apresentar o trabalho autoral de um dos mais conhecidos fotógrafos de publicidade do país. Ao todo serão expostas 16 fotografias, de grandes formatos. São registros coloridos e em preto e branco, feitos ao longo de viagens de Salgado por diferentes países, em sua maioria da América Latina. A mostra fica em cartaz até 8 de setembro, no Vale das Videiras, com entrada franca.

Entre as fotos, instantâneos de um cotidiano simples, mais rural do que urbano, na qual o tempo ganha outra dimensão. Seja no caminhar tranquilo e solitário da freira, na cidade antiga de Cartagena das Índias, ou na espera da índia quéchua, à beira da estrada vazia nos Andes, as fotos remetem ao mundo calmo e descomplicado das vilas e lugarejos. "A maioria são cliques recentes, feitos nos últimos anos principalmente na Colômbia, Argentina e Chile. De certa forma, esse trabalho simboliza uma volta às raízes”, explica o fotógrafo.

É a segunda exposição de Alexandre Salgado, que está retomando seu trabalho autoral após mais de 30 anos de uma exitosa carreira em publicidade. Perto de completar 60 anos de idade, o artista revela na mostra a sua própria busca de uma vida mais simples, longe dos centros urbanos e cada vez mais próxima da terra. Dividindo-se entre Rio e São Paulo por conta do trabalho, Salgado sente-se na verdade um morador do Vale das Videiras, para onde vai todos os finais de semana.

Sobre Alexandre Salgado:

Fotógrafo publicitário, com 35 anos no mercado, formado no Centro Unificado Profissional CUP em jornalismo audiovisual. Estudou nos cursos do americano Richard Welton e do belga Michel Aertsens, especialistas em still life. De 1981 a 1984, executou trabalhos para teatro e cinema, atuando como still, produtor e diretor. Em 1982, expôs no Restaurante Barbas e nas universidades PUC e CUP a mostra O Mundo Quechua, explorando a cultura da Bolívia e do Peru. Lecionou na Faculdade da Cidade, de 1992 a 1996, na cadeira de Fotografia Publicitária, no curso de Comunicação Visual. Recebeu o primeiro lugar no prêmio Conrado Wessel, em 2007, com trabalho para Record pela agência DPZ, ganhou o Prêmio da ABP (Associação Brasileira de Publicidade) como o melhor fotógrafo nos anos de 2004 e 2017. Em 1984, iniciou na publicidade. De 1996 ao ano 2000, estabeleceu residência em SP. Trabalha e comanda a ARTLUZSUDIO desde então para agências do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e no exterior (Bromley Communications, JWT, McCann Erickson, Young & Rubican, DPZ, Talent, Leo Burnett, DM9 DDB, Artplan, FCB, NBS, Ogilvy, Publicis, Mullen), entre outras, fotografando modelos, still life e executando com sua equipe trabalhos de fotos e montagens de fotos e 3D.

Sobre a A2 + Mul.ti.plo Espaço Arte:

A Mul.ti.plo, mantendo a proposta de não se limitar às paredes da sua galeria no Leblon, expande suas fronteiras para o Vale das Videiras, em parceria com a A2. A ideia é levar até à serra uma seleção de obras de grandes nomes da arte contemporânea brasileira e estrangeira que fazem parte de seu acervo. É uma oportunidade para o público da região de Petrópolis ver trabalhos de artistas como Tunga, Georg Baselitz, José Pedro Croft, Derek Sullivan, Ross Bleckner, Jannis Kounellis, Eduardo Sued, Maria-Carmen Perlingeiro, Daniela Antonelli, Daniel Feingold e Mariana Manhães. A galeria fica no Armazém das Videiras - Estrada Almirante Paulo Meira, 8.400, loja 5 - Petrópolis.

Serviço:

Exposição de fotografias

Título: Alexandre Salgado

Abertura: 27 de julho, às 17h30

Visitação: sexta 19h – 22h / sábado 11h – 16h e 19h – 22h / Domingo 11h – 16h

Local: A2 + Mul.ti.plo

End.: Armazém das Videiras - Estrada Almirante Paulo Meira, 8.400, loja 5 - Petrópolis

Tel.: +55 24 2225-8802

http://multiploespacoarte.com.br/